quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Entrevista com Marcia Jochims Kniphoff da Cruz!

O blog "Na ponta do Lápis" realizou, durante uma atividade de robótica que ocorreu com alunos do colégio Marista São Luís e  alunos do curso de Licenciatura em Computação da Universidade de Santa Cruz do Sul no Shopping Santa Cruz, uma entrevista com Marcia Jochims Kniphoff da Cruz. A professora Márica é coordenadora do curso e Licenciatura em Computação, e nos contou um pouco mais sobre sua carreira e sua visão sobre o ensino no país. Confira!

                                           Prof. Márcia sendo entrevistada.

Blog -  Professora Márcia, o nosso blog reserva espaço para os estudantes compartilharem com os leitores, através de depoimentos, suas experiências na vida acadêmica. Gostaríamos que relembrasse seus tempos de Ensino Médio e nos contasse um pouco sobre os seus sonhos e planos na época. A área da educação sempre foi seu interesse maior?
 Prof. Márcia – “Sim, sempre desejei ser professora. Quando adolescente gostava de esportes e tentava fazer tudo bem feito. Estudei muito no Ens. Médio, nesta fase amadureci e aproveito até hoje o que aprendi.”
Blog -  O número de concluintes do Ensino Médio que ingressam no Ensino Superior em nosso país nos dias de hoje ainda é muito baixo. O governo já dispõe de projetos que facilitam a entrada em instituições privadas, como o FIES. O que você acha que ainda falta para motivar os jovens á estudar?
Prof. Márcia –PROUNI também contribui muito, mas poderiam ser ofertadas bem mais vagas. Por parte do governo a distribuição de "bens"como educação acontece de forma desproporcional. As capitais, as regiões urbanizadas possuem universidades públicas, mas vagas insuficientes. Hoje existe o REUNE que facilita abertura de mais vagas nas públicas, mesmo assim, insuficientes. Não existe ensino gratuito, alguém sempre paga a conta; se alguns estudam gratuitamente é devido aos impostos que todos pagamos. O governo deveria abrir turma gratuita em instituições comunitárias e particulares que possuem seriedade, estas turmas, por exemplo, poderiam estudar nos turnos manhã e tarde, pois existe espaço ocioso nestes turnos. Muitos jovens deveriam ter um olhar mais sério para a forma  de encarar a vida, deveriam levar estudos a sério, pois é "passaporte"para a vida do trabalho regular e remunerado de forma mais justa."
Blog – Você atualmente é coordenadora do curso de Licenciatura em Computação da Universidade de Santa Cruz do Sul. Percebe-se uma preocupação e um empenho muito grande de sua parte para promover o bem-estar dos alunos (não só na sala de aula, mas orientando o jovem na sociedade em si).  Eis o segredo de tanto carinho que os alunos têm por você?
Prof. Márcia – “Fico muito feliz e agradecida com esta consideração! O bem-estar dos alunos é fundamental, pois o estudo e o empenho dependem do aluno sentir-se envolvido e familiarizado com o curso. Assim, esclarecer que os conteúdos não são fáceis, mas que a força de vontade faz com que os limites sejam ultrapassados, é primordial. O aluno bem oreientado em pouco tempo está escolhendo onde trabalhar, desenvolve auto-confiança e prospera! Esta é minha grande satisfação: ver meus alunos bem em todos os aspectos!!”

Blog - A equipe do blog agradece muito á entrevista que você nos concedeu! Gostaria de complementar com alguma mensagem aos estudantes e leitores?
Prof. Márcia – “Que façam da sua vida acadêmica uma época para ser recordada com saudades quando tiverem mais idade, ou seja, viver dentro da universidade além de construir uma profissão, se constrói um quadro de amigos e companheiros para vida toda.”


Um comentário:

  1. Marcia Jochims Kniphoff da Cruz8 de dezembro de 2011 18:34

    Agradeço a oportunidade de entrevista - sugiro que a cada mês entrevistem alguém e postem. Devem alimentá-lo durante o curso e ninguém havia produzido, ainda, sobre este tema. Se conseguirem ficar atualizando pode ser lincado ao blog do curso, já estou passando para Ândrea.
    Parabéns pela produção do BLOG, pelo esforço e dedicação de vocês!!!!

    Forte abraço! Marcia

    ResponderExcluir