Em geral, a primeira solução para os adolescentes é recorrer a um dos mágicos "testes vocacionais". Atualmente, porém, os testes, se utilizados isoladamente, não são bem vistos pelos especialistas. Em um serviço de orientação vocacional, você irá se conhecer um pouco melhor, conhecer as nuances das profissões e do mercado de trabalho. Fuja, no entanto, daqueles que prometem mágicas.
E vale lembrar mais uma vez: a palavra final é sua. Quem deve decidir seguir ou não determinada orientação é você! O importante é estar consciente dessa decisão. Quando pensamos realmente na escolha e pesamos os fatores prós e contra, a possibilidade de escolher o que se quer é maior.
Fonte: Site Universia Brasil
No link abaixo esta disponibilizado um teste rapído e prático do site "Portal dos Estudantes", que pode auxiliar você no ramo em que pretende se aprimorar.
A expressão “vocacional” atualmente não é mais utilizada pelos especialistas, pois pressupõem algo inato ao ser humano, como se o mesmo não tivesse poder sobre as escolhas que faz em sua vida. O termo certo para o texto seria profissional, que consiste como o autor do blog descreve bem, de uma orientação, que utiliza como pressuposto principal a subjetividade do sujeito que a procura e não apenas testes soltos sem contexto e sentido na vida indivíduo.
ResponderExcluir